[Resenha] O Teorema Katherine - John Green¹


Hey-ah!!
Que saudade de escrever resenha, sinceramente essa resenha saiu tão facilmente, adoro quando isso acontece.
Vamos a resenha?


Autor: John Green
Ano de Lançamento: 2013
Páginas: 304 páginas
Editora: Intrínseca
Sinopse:Após seu mais recente e traumático pé na bunda - o décimo nono de sua ainda jovem vida, todos perpetrados por namoradas de nome Katherine - Colin Singleton resolve cair na estrada. Dirigindo o Rabecão de Satã, com seu caderninho de anotações no bolso e o melhor amigo no carona, o ex-criança prodígio, viciado em anagramas e PhD em levar o fora, descobre sua verdadeira missão: elaborar e comprovar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, que tornará possível antever, através da linguagem universal da matemática, o desfecho de qualquer relacionamento antes mesmo que as duas pessoas se conheçam.Uma descoberta que vai entrar para a história, vai vingar séculos de injusta vantagem entre Terminantes e Terminados e, enfim, elevará Colin Singleton diretamente ao distinto posto de gênio da humanidade. Também, é claro, vai ajudá-lo a reconquistar sua garota. Ou, pelo menos, é isso o que ele espera.

Resenha
Antes mesmo de ser o autor fofo que escreveu Culpa das Estrelas é preciso dizer que ele é um verdadeiro Nerd, quase todos os livros dele já lançados aqui no brasil e na gringa tiveram a pegada NERD. Claro que o Teorema Katherine não seria diferente. 

Colin é um garoto Prodígio e tem uma mania peculiar só namora Katherine(s). Desse jeitinho que eu escrevi K-A-T-H-E-R-I-N-E. Até agora foram 19! Quanta Kats heins!? 

Claro depois de tanto pé na bunda ele tinha que se decepcionar algum momento. A XIX acaba de dar um fora nele. Colin está lá jogado no chão do quarto quando Hassan resolve que o amigo não vai "passar por isso de novo". Vão aproveitar as férias antes de entrar na faculdade bom pelo menos o Colin já que o Hassan não quer nada com nada. Ele decide levar Colin em uma aventura na estrada para animar o amigo e fazer com que ele esqueça a Kath  XIX. 

Além de namorar somente garotas com o nome de Katherine, Colin também é um nerd desde de pequeno foi incentivado pelos pais a estudar mais e mais, tornando-se um prodígio não um gênio até o próprio Colin se conforma que não é um gênio, poxa já tem 17 anos e não descobriu nada que pudesse torna-lo gênio só sua habilidade de decorar informações, namorar garotas de mesmo nome e claro criar Anagramas.

Em vários momentos do livro voltamos a momentos importante que foi uma tirada ótima da parte do John de nos apresentar na hora certa um pouco mais sobre o passado do personagem, também sabemos como era o relacionamento dele com as outras Kaths. 

Depois de botar o pé na estrada Colin e Hassan acabam chegando na pequena cidade de Gutshot onde o Arquiduque Francisco Ferdinando está enterrado e acabam contratando uma "guia turística" Lindsey.

Momento EUREKA! 

A caminho do tumulo do Arquiduque, Colin acaba caindo e batendo a cabeça e no meio de um delírio tem o momento "Eureka" onde ele vai tentar representar o amor em forma de gráfico matemático assim podendo calcular através do nome do casal quem vai ser o Terminado e o Terminante áh! E o tempo em que vai durar esse relacionamento. 
Assim tendo o seu momento de glória e ser reconhecido como um gênio.

Perfeito né, assim não me daria o trabalho que convidar alguém para ir ao cinema para depois não falar comigo novamente. --"

Claro que não ia ser fácil, para tentar dar certo ele usa como exemplo para os calculos todas as outras 19 Kaths, mas não dá muito certo  e com a ajudinha da Lindsey que não é uma caipirona que não sabe de nada acaba nos surpreendendo até ajudando Colin com o Teorema. Nesse meio tempo Colin e Hassan ficam na cidade para ajudar a mãe de Lindsey que  tem uma fabrica onde ela que coletar informações dos funcionários e também dos moradores da cidade para fazer um documentário sobre Gutshot.

Não sei vocês, mas dependendo do livro as vezes pego mania dos personagens... eu por exemplo depois de ler "OTK", incrementei ao meu vocabulário o as palavras Eureka, Badalhoca e Fugging. 

Vocês precisam ler o livro para saber mais! Eu amei o final .. .achei meio estranho, pois estou tão acostumada a ler Sagas que quando leio um livro só fico triste por ter acabado ali, mesmo o final sendo incrível. Vai entender né!?

No final do livro há um apêndice onde é opcional ler, mas recomendo ler... porque será!? confesso amo matemática, mas fiquei confusa em alguns momentos no apêndice. --"
Acho que você também já deve estar sabendo pro ser um livro meio Nerd, repleto de referencias no livro há diversas Notas do Auto que são até engraçadas.


Fonte


3 comentários:

  1. Oi Rayane.
    Esse livro do John Green parece legal, mas ainda não senti aquela vontade tão grande de ler. O próximo que quero ler dele é Cidades de papel.
    Beijos
    http://allmylifeinbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para aqueles que não curte matemática eu nem recomendo pois tem muita conta, ainda bem que ele explica de uma forma super diverida.
      E as notas de rodapé são as melhores!
      É como se ele estive conversando com a gente.

      Beijos!

      Excluir
  2. Amo esse livro, aliás, todos os livros do John, o meu favorito é "Quem é você, Alasca?"

    Tá rolando sorteio de um box de livros lá no blog
    http://booksandflowers.blogspot.com.br/2014/02/sorteio.html

    ResponderExcluir