Comentar faz bem!

Vou tentar ser breve na introdução para pode chegar ao ponto, leia até o fim por favor. 

Fonte: Tumblr 

Ontem estabeleci uma meta ia finalizar a organização do blog principalmente a parte de comentários do blog e retorno das visitas, o que acabou virando um texto hoje. Quando eu retorno a visita de alguém no blog eu não vou lá no último post da pessoa e comento sobre aquilo que ela postou eu vou no post que eu me identifiquei e leio e comento de todo o coração pode ser que eu leia mais e comente. 

Só que ontem foi diferente, sou daquelas leitoras bem voraz sabe... adoro ler resenhas já li vários livros por indicação de resenhas, mais nunca vi ninguém que leu uma resenha de um determinado livro, leu e voltou para dizer o que achou, discutir os pontos que concorda com aquela pessoa que te indicou um livro, provavelmente você  deve fazer isso com uma amiga eu faço isso muito... faço uma amiga ler o livro para discutir o que ela achou. Acho que está faltando isso na blogosfera principalmente a literária.. ~eu acho. 

Agora vem a parte que você me chama de estranha, ontem eu li uma resenha de um livro em um blog em uma dessas minha retribuições, o livro não tinha levado uma nota muito boa, eu não ligo muito para nota já que um livro pode tocar uma pessoa de diferentes formas, acredito até que para uma pessoa amar ou odiar algo depende muito do estado que ela se encontra. Ok, voltando a resenha da pessoa eu gostei da forma como a pessoa tinha exposto a opinião me fazendo querer ler para saber se a minha opinião seria a mesma. Deixei o comentário dizendo que iria ler o livro para a resenha e que tinha gostado, a primeira vista acho que várias pessoas escreveriam a mesma coisa, tipo "nossa que resenha bacana, vou colocar na minha lista de próxima leituras" vou até ser sincera com você e digo na cara larga já fiz isso. Mais dessa vez vai ser diferente, salvei o link da resenha no meu navegador e criei até uma pasta nova "Indicação de livros, voltar para comentar".

Fui em busca do bendito livro e comecei a ler e terminei de madrugada se a minha internet do meu celular não fosse tão ruim eu teria voltado ao blog para deixar a minha opinião naquela hora mesmo. Assim que pude voltei ao blog e comentei deixando os pontos que tinha concordado o que eu tinha achado do enredo, acho até que esqueci de avisar que estava soltando spoiler nos comentários,anyway eu me senti bem fazendo isso pois eu queria que a blogosfera fosse assim hoje em dia... que alguém que lesse a minha resenha viesse me dizer o que achou do livro, como uma conversa entre amigas. 

Eu me senti bem fazendo isso, eu espero que ela volte aqui e diga que gostou do meu comentário que ele se destacou no meio de vários outros. Claro que eu não estou desmerecendo os comentários.. para alguém gostar de algo depende muito. Pode ser que alguns daqueles comentários seja só o retorno comum que se tornou padrão na blogosfera hoje em dia, pode ser que no meio daqueles comentários tenha comentários verdadeiros ~sim, a repetição da sentença foi proposital. 

Pensei em criar uma campanha, sei lá.. onde a blogosfera literária ou de qualquer outro gênero que faça indicação de algo volte para comentar... sabe isso faz bem, muito mesmo.  Não quero que você me siga ou curta a minha page, quero que você comente o que achou volte aqui se gostou de algo e diga sua opinião.

Tipo não sei você blogueiro mais para eu escrever uma resenha demora eu tenho deixar meu ponto... quero deixar uma opinião que faça você ir lá assistir,conhecer,ler ou ouvir. Por isso demoro ou deixo de postar... 

Bom era isso... se você blogueiro acha isso legal e quer também que isso seja uma campanha de incetivo me avisa ai nos comentários vamos pensar em algo legal. Agora se for um leitor que está lendo isso (Really!?) hey, comente você já voltou algum blog onde viu uma resenha de algo que te deixou interessa e deixou sua opinião. Que tal começar esse habito hoje? 


11 comentários:

  1. Tem algumas resenhas que falta um pouco de motivação para comentário "debatedor", mas por conta do livro mesmo.
    Muitas vezes me abstenho a fazer comentários curtos sobre determinado ponto da resenha que achei mais interessante ou que possa me incomodar no decorrer da leitura, ou até mesmo porque aquilo que a incomodou as vezes não me incomoda.
    Confesso que isso de ler a resenha, o livro e voltar para comentar é algo que raramente eu faço a não ser que o livro tenha me tocado de uma forma extraordinária. Até toparia participar dessa "campanha", mas o tempo é algo escasso então provavelmente eu não seria a mais bem sucedida. hahaha
    Beijos,K
    Girl Spoiled
    http://girlspoiled.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você eu sei que parece dificil, mais se você criar o habito isso pode ir mudando as pessoas.
      Hoje eu faço com você amanha pode ser outra pessoa e assim vai, daqui um tempo todo mundo está fazendo... haha eu espero. :)
      Obrigada pelo comentário e volte sempre.

      Excluir
    2. Concordo com você eu sei que parece dificil, mais se você criar o habito isso pode ir mudando as pessoas.
      Hoje eu faço com você amanha pode ser outra pessoa e assim vai, daqui um tempo todo mundo está fazendo... haha eu espero. :)
      Obrigada pelo comentário e volte sempre.

      Excluir
  2. Oie Rayane! Uau! Você não sabe o quanto fico feliz em saber e ler tudo que colocou aqui. E é uma verdadeira honra para mim saber que minha resenha tenha de influenciado positivamente (mesmo que minha resenha tenha sido um tanto quanto negativa) Saber que fez um post só relacionado a isso me deixa extremamente radiante. Ahahaha ganhei meu dia!

    Concordo com tudo que falou e acrescento, seria tao mais gratificante se realmente existisse todo o tempo a troca de opiniões nos blogs literários e que não mais existisse comentários por obrigação. É muito mais prazeroso do modo certo!

    Quando li seu comentario fiquei mega feliz e respondi no ato. Normalmente eu só dou reply nos comentários quando vou postar uma nova resenha e com o seu quebrei o protocolo. Ja leu o que respondi? Vou linkar aqui: http://migre.me/jLsxA

    Não me importei pelos "possíveis" spoilers! pelo contrario fiquei maravilhada com sua volta ao post! Muito Obrigada mesmo e volte sempre lá! Com certeza vou voltar a aqui.


    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu já li eu fiquei de olho para saber a sua resposta.
      E estou feliz que tenha gostado e que o comentário tenha se destacado no meio dos outros.
      *--------------------*
      Acredita que eu já li todos os livros da série e comprei os livros, hahaha. :P

      Excluir
  3. Acho que comentários por prazer são os melhores, os mais sinceros. Toda essa coisa de "retribuição" é bacana e gera um fluxo legal, mas nem dá pra comparar com os comentários "sinceros" e dedicados.
    Gostei do texto.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com toda a certeza Inês por isso que eu tento ir sempre naquele post que eu me identifiquei para comentar sinceramente.
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  4. Concordo com o texto. :)

    http://estantesuja.blogspot.com.br/ ^^

    ResponderExcluir
  5. Que banaca esse tema! A blogosfera hoje está poluída. Sou blogueira á 5 anos e tenho saudades dessa época. Gostei de tua atitude e vou começar a pensar nos meus comentários em resenhas...
    Campanhas assim até já existem, mas no geral sabe, não apenas pra blogs literários!! Ta aí algo que preciso lhe dar os parabens :))

    www.chadecalmila.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada camila, espero que o post te inspire a fazer isso... :)

      Excluir