Bienal do Livro| Filas, booktubers, bate-papo e muitos livros no primeiro fim de semana.

Definitivamente essa edição da Bienal deve ter superado todas as expectativas possíveis principalmente no quesito de pessoas que foram a bienal, vou colocar a culpa na Cassandra Clare e Kiera Cass que provaram que conseguem arrastar multidões.

Porque a vida é bela, eles "comeram" o meu á.
Como disse em outros posts eu consegui a credencial de blogueiro assim eu tinha acesso a todos os dias infelizmente nada de sala de imprensa, mas não tem problema. Com isso começamos a minha saga do primeiro fim de semana da Bienal.

Queria saber a logica das editoras de colocaram duas autoras internacionais famosas no mesmo dia e mesmo horário de entrega das senhas? Sério, acho que foi bem sacana da parte deles.

Minhas amigas e eu optamos em ir cedo já sabendo que ia ser tipo Jogos Vorazes quando abrisse os portões com isso combinamos em chegar lá as 8hrs da manhã, imaginem a minha cara quando cheguei no Anhembi e tinha uma fila gigantesca!? Acho que tinha umas 1000 pessoas lá, isso chutando baixo.



Eu tinha que pegar a minha credencial e tive que ir pegar uma fila diferente das minhas amigas e eu não sei o problema daquele Anhembi que parece quando você chega perto do local sua internet evapora, com isso eu já fiquei muito aflita como eu ia me comunicar com elas?

Minha prioridade era a Kiera Cass, pois eu sou fanática por ela. Lembra que a primeira vez que ela veio eu fui lá correr atrás do autografo dela? Dessa vez não seria diferente. A editora Seguinte liberou 500 senhas.

Mas a organização do evento demorou para abrir o portão do credenciamento a entrada normal abriu alguns minutos antes. E já eu estava aflita naquela fila que estava super desorganizada pessoas tentando passar na frente, assim que abriu corri para pegar a credencial e ligar para as minhas amigas. Eu tinha menos de um minuto praticamente para correr para o local pois elas estavam só com algumas pessoas para entrar na área cercada para pegar a senha, eu corri para o local como se não houvesse amanha. Foi por pouco, muito pouco. Nos fomos umas das últimas a receber a senha. Com a senha já no pulso, fomos correr e nos programar para onde iriamos a seguir.



No quesito promoção, você teria que vasculhar bastante para encontrar. Várias editoras estavam com desconto progressivo, mas as que me chamaram atenção foram:
  • Novo Século desconto de até 30%. 
  • Editora Gente/Unica todo o stand com 50% de desconto. 
  • Top Livros vários livros por R$10,00 claro que para achar títulos interessantes você teria que revirar o local para encontrar. 
  • Editora Companhia das Letras/Seguinte/Zahr estavam com vários descontos. 
O único problema que encontrei na Bienal além da super lotação foi conseguir pagar de forma rápida. Eu optei por levar o cartão para facilitar e não ficar andando com dinheiro, péssima ideia. O sistema para cartões estava super congestionado, qualquer pessoa que conseguia passar o cartão comemorava. Pessoas com a maquininha para cima era comum em todos os stands.

Eu cheguei a ficar uma hora no stand da Nova Século para pagar, eu só insisti em ficar naquela fila pela quantidade de livros que estava levando. No domingo não pensei duas vezes, retirei dinheiro mesmo correndo riscos de poder perder ou ser furtada.

Em busca dos Booktubers!
Sou daquelas que adora assistir vídeos sobre livros no YT, sou inscrita em vários canais e foi por causa de um deles que eu acabei descobrindo o lado literário da internet. Na bienal tive a oportunidade de tietar vários deles Edu (Perdido nos Livros), Allison (Allison7potter), Isa (Algum Infinito), Pâm (GarotaIt) e Guilherme (Burn Book).

O Bate-papo da Cassandra Clare.


Eu não assisti todo o bate-papo da Cassandra para evitar e spoiler, ainda bem que eu fiz isso soube por um amigo que rolou vários spoiler dos livros. Para aqueles que acompanham a página do blog no Facebook eu postei um vídeo pequeno da Cassandra do momento que ela responde uma pergunta de uma fã sobre as filmagens do segundo filme, ela disse que não sabia de muitos detalhes, mas que o script estaria sendo reescrito para ficar mais parecido com o livro, nesse momento todos começaram a gritar como loucos e maniacos, rsrsrs. Desisti de ficar estava muito lotado.


Quase perdi metade do bate-papo da Kiera por causa da fila da Novo Século, quando cheguei na Arena Cultural já estava lotado. A conversa até que foi boa a Kiera contou como era o final do livro na primeira vez que ela escreveu e vou te falar prefiro esse final do que o primeiro.

No domingo o dia começou bem light, não corri atrás de muitos autores fui mesmo para explorar e ver técnica que o pai da @thatygranger usam todos as edições e o mais incrível não é que funciona o negócio!?



Funciona assim a Bienal é dividida por "ruas" de A a N você começa na A e segue até o final e vai para a segunda rua (B) vai andando do inicio ao fim até chegar na última "rua" N. Conforme você vai passando pelos stands e vendo algo que te interessa é só marcar no mapa e você volta lá depois que terminar.
Nos começamos por volta das 12hrs paramos para almoçar na churrascaria que tinha dentro da Bienal e terminamos por volta das 15hrs. Levamos quase duas horas para passar por todas as ruas.

Depois disso voltamos onde nos interessamos e seguimos para casa. Realmente o domingo foi bem mais light em comparação com o sábado. Com certeza na próxima edição vou fazer esse esquema novamente.

Esse foi meu primeiro final de semana na Bienal, o próximo post é sobre o encontro com a Kiera.

E você foi na Bienal? Conseguiu aproveitar?

Fotos por: @thatygranger

5 comentários:

  1. Oi Rayane. Que dia movimentado e animado. Curiosa para ver o post com a Kiera, ainda não li A seleção, mas vontade não falta.
    Beijos
    All My Life in Books - Aguardo sua visita!

    ResponderExcluir
  2. Oi! Não tive a oportunidade de ir, porque preferi organizar minha viagem para o show do Arctic Monkeys que vai rolar em SP no final do ano.

    Seu dia foi bem corrido, imagino você desesperada em meio de milhares de pessoas kkk

    Estou curiosa, também, para ler o post sobre a Kiera Cass. Qual é o final alternativo? Nele, ela termina com o Aspen? Por favor não!

    2surrealistas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Então.... Isabelle...
    [spoiler alert!]
    Ela fica com o Aspen... mas a história é assim. No final o Rei morre, o Maxon morre a rainha meio que adota a America como filha e ela acaba ficando com o Aspen. :)

    Já estou preparando o post da Kiera. :)

    ResponderExcluir
  4. Natalia, você precisa ler A Seleção logo é um otimo livro.
    Além que a Kiera é a pessoa mais fofa do mundo com os fãs dela. <3
    :D

    ResponderExcluir
  5. Que final trágico! kkkk
    Apesar de eu não ter gostado muito do final de A Escolha, ele foi melhor que esse.

    ResponderExcluir