Intercâmbio | Escolhendo a agência de intercâmbio


Pronto, finalmente você decidiu que vai fazer um intercâmbio! Começou a guardar dinheiro, pesquisar vários locais, mas então surgiu aquela terrivel dúvida: que agência de intercâmbio escolher? Essa é a decisão mais difícil na hora de se planejar, pois é a agência que vai te dar todo o suporte antes e durante o intercâmbio e isso pode transformá-lo em uma excelente ou trágica experiência.
Mas calma, não se desespere, lembra que estou pra ajudar? Pra isso separei algumas dicas que pra mim foram essenciais para escolher a agência que mais combinou com os meus interesses e fosse confiável.


*Procure agências que são associadas a Belta
A Belta (Brazilian Educational & Language Travel Association) é uma associação que reúne as principais agências brasileiras que trabalharam na área de intercâmbio, eles fazem uma avaliação das agências do mercado a fim de orientar o estudante na escolha da melhor. No site deles é possivel ver o que cada agência oferece, ter acesso a associações de outros países e efetuar uma busca de agência com base nas suas preferências.

*Pesquise sobre a reputação da agencia
Faça uma uma boa pesquisa sobre a agência. Procure por pessoas que já viajaram por ela e faça perguntas sobre a experiência, vá ao Procon e no site do Reclame aqui para ver se a agência possuiu reclamações e como a mesma solucionou eles.

*Tire todas as suas dúvidas
Pergunte, pergunte, pergunte! Quando for visitar a agência não tenha vergonha de fazer perguntas, até porque a agência está pra te ajudar então ela precisa saber que o você procura. Caso não saiba o que perguntar aqui vão algumas sujestões:

*Qual é a carga horária do curso oferecido
*Quanto tempo dura cada aula
*Quantos alunos tem em cada sala de aula
*Qual é a quantidade de alunos da mesma nacionalidade que a escola permite
*Como funciona o seguro saúde
*Se possui auxílio para a solicitação do visto
*Como funciona a politica de cancelamento

*Cuidado com os preços
Evite ao máximo escolher a agência levando em conta apenas o preço final do curso oferecido. O preço dos cursos é bastante influênciado pela carga horária do curso, qualidade da escola, dos professores e da acomodação oferecida. Então fique bem atento e busque encontrar uma agência com um bom custo/benefício.

Espero que essas dicas tenha ajudado vocês e qualquer outra dúvida deixem aí nos comentários.

4 comentários:

  1. Sou louca pra fazer um intercâmbio, meu primeiro destino seria o Canadá, já que lá eles falam inglês e francês, tudo indicava que iria rolar esse ano, mas acabei de terminar o ensino médio e já vou morar sozinha e começar a faculdade, e tudo isso aos dezesseis acredita? Hahaha, enfim, suas dicas me ajudaram bastante, acho que no final do ano que vem pode rolar um intercâmbio, porque meu projeto para o final desse e o começo do outro e ter o meu livro publicado. Adorei o blog, me identifiquei bastante, com certeza vou voltar aqui mais vezes! :D
    beijão,
    www.delicadacomoumcacto.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Thaty, como vai?

    Amei suas dicas, já pensei na questão, mas acho que ainda não estou preparada... mesmo assim, é ótimo saber mais porque pretendo sim, mesmo que daqui a alguns anos, mas sim, é um dos sonhos que terei de realizar rs.

    Já teve experiência? poderia contar também ^^

    Ah! Perguntas? São sempre comigo rs.
    A Belta é muito falada.

    Beijos e ótima semana!

    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie Amanda, fico feliz que estou te ajudando e pode ter certeza que vai ter mais dicas aqui no blog. Nossa você tem uma vida bem agitada ^^, mas arruma um tempinho pra fazer um intercâmbio nem que seja de um mês, que te garanto que vai valer a pena. Além de você conhecer novos lugares pode até rolar uma inspiração pro seu livro.

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Oie Tamires,
    É sempre bom saber mais sobre aquilo que sonhamos, mesmo que não seja pra imediato, pra na hora não passar perrengue. Já tive experiência sim e todos os posts são baseados nelas, mas quem sabe faço um post sobre ela mais detalhada.


    bjsss

    ResponderExcluir