
Pronto, finalmente você decidiu que vai fazer um intercâmbio! Começou a guardar dinheiro, pesquisar vários locais, mas então surgiu aquela terrivel dúvida: que agência de intercâmbio escolher? Essa é a decisão mais difícil na hora de se planejar, pois é a agência que vai te dar todo o suporte antes e durante o intercâmbio e isso pode transformá-lo em uma excelente ou trágica experiência.
Mas calma, não se desespere, lembra que estou pra ajudar? Pra isso separei algumas dicas que pra mim foram essenciais para escolher a agência que mais combinou com os meus interesses e fosse confiável.
*Procure agências que são associadas a Belta
A Belta (Brazilian Educational & Language Travel Association) é uma associação que reúne as principais agências brasileiras que trabalharam na área de intercâmbio, eles fazem uma avaliação das agências do mercado a fim de orientar o estudante na escolha da melhor. No site deles é possivel ver o que cada agência oferece, ter acesso a associações de outros países e efetuar uma busca de agência com base nas suas preferências.
*Pesquise sobre a reputação da agencia
Faça uma uma boa pesquisa sobre a agência. Procure por pessoas que já viajaram por ela e faça perguntas sobre a experiência, vá ao Procon e no site do Reclame aqui para ver se a agência possuiu reclamações e como a mesma solucionou eles.
Pergunte, pergunte, pergunte! Quando for visitar a agência não tenha vergonha de fazer perguntas, até porque a agência está pra te ajudar então ela precisa saber que o você procura. Caso não saiba o que perguntar aqui vão algumas sujestões:
*Qual é a carga horária do curso oferecido
*Quanto tempo dura cada aula
*Quantos alunos tem em cada sala de aula
*Qual é a quantidade de alunos da mesma nacionalidade que a escola permite
*Como funciona o seguro saúde
*Se possui auxílio para a solicitação do visto
*Como funciona a politica de cancelamento
*Cuidado com os preços
Evite ao máximo escolher a agência levando em conta apenas o preço final do curso oferecido. O preço dos cursos é bastante influênciado pela carga horária do curso, qualidade da escola, dos professores e da acomodação oferecida. Então fique bem atento e busque encontrar uma agência com um bom custo/benefício.
Espero que essas dicas tenha ajudado vocês e qualquer outra dúvida deixem aí nos comentários.
Sou louca pra fazer um intercâmbio, meu primeiro destino seria o Canadá, já que lá eles falam inglês e francês, tudo indicava que iria rolar esse ano, mas acabei de terminar o ensino médio e já vou morar sozinha e começar a faculdade, e tudo isso aos dezesseis acredita? Hahaha, enfim, suas dicas me ajudaram bastante, acho que no final do ano que vem pode rolar um intercâmbio, porque meu projeto para o final desse e o começo do outro e ter o meu livro publicado. Adorei o blog, me identifiquei bastante, com certeza vou voltar aqui mais vezes! :D
ResponderExcluirbeijão,
www.delicadacomoumcacto.com
Olá Thaty, como vai?
ResponderExcluirAmei suas dicas, já pensei na questão, mas acho que ainda não estou preparada... mesmo assim, é ótimo saber mais porque pretendo sim, mesmo que daqui a alguns anos, mas sim, é um dos sonhos que terei de realizar rs.
Já teve experiência? poderia contar também ^^
Ah! Perguntas? São sempre comigo rs.
A Belta é muito falada.
Beijos e ótima semana!
http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/
Oie Amanda, fico feliz que estou te ajudando e pode ter certeza que vai ter mais dicas aqui no blog. Nossa você tem uma vida bem agitada ^^, mas arruma um tempinho pra fazer um intercâmbio nem que seja de um mês, que te garanto que vai valer a pena. Além de você conhecer novos lugares pode até rolar uma inspiração pro seu livro.
ResponderExcluirbjs
Oie Tamires,
ResponderExcluirÉ sempre bom saber mais sobre aquilo que sonhamos, mesmo que não seja pra imediato, pra na hora não passar perrengue. Já tive experiência sim e todos os posts são baseados nelas, mas quem sabe faço um post sobre ela mais detalhada.
bjsss