Resenha | Endgame - O Chamado.


Autores: James Frey &
 Johnson-Shelton
Ano:2014
Páginas: 504
Editora: Intrínseca
Nota: 5/5
Uma coisa que você precisa saber sobre mim é que EU AMO ARGs!Sempre gostei da ideia de
conhecer uma história mais a fundo e ainda melhor quando eu sou uma das personagens. Pra você que não tem idéia do que eu tô falando vou dar uma explicação rápida: ARG (Alternate Reality Game ou Jogo de Realidade Alternativa) é um jogo onde mistura-se a ficção do jogo com a realidade utilizando meios de comunicação do mundo real como sites, telefones e redes sociais, fazendo com que desse jeito o jogador se envolva na história e interaja com os personagens.
Sabendo disso posso dizer que quando li sobre o mundo que cerca o livro Endgame - O chamado, fiquei muito entusiasmada e louca para começar a ler.

Endgame - O chamado é o primeiro livro da trilogia e conta a história de 12 decendentes das 12 linhagens que colonizaram o mundo e que tem como missão jogar/sobreviver ao Endgame.
Há 12 mil anos seres desceram na terra porque precisavam de ouro e para extraí-lo criaram a humanidade para servi-los. Em sua saida do planeta após terem conseguido o que queriam avisaram que um dia retornariam e que quando isso acontecesse o Endgame começaria, o jogo que determinaria o futuro da Terra. Acontece que os jogadores não jogam para salvar o mundo (que segundo os próprios já está condenado), mas salvar a si e a sua linhagem.

Durante a leitura esse livro me surpreendeu por alguns motivos.
*Por ter jovens como protagonistas o livro possui cenas de lutas bem cruéis e detalhistas a ponto de você conseguir imaginar e sentir tudo o que está lendo. Eu e meu estômago fraco tivemos que parar a leitura algumas vezes para tomar fôlego.
*Por ser narrado pelos jogadores, o leitor tem uma visão melhor do que levou tal personagem a agir daquele jeito e ver que ele pode ser sanguinário mas também ter um bom coração.
*O fato do livro não possuir parágrafos!! No começo eu sentia que tinha alguma coisa me incomodando referente a diagramação do livro e só depois de uns 5 capítulos, reparei que não tinha parágrafos! (Dizem isso também faz parte dos enigmas do livro).

Além da história o livro trás outro atrativo. Lembram que eu disse que era louca por ARGs? Então, dentro do livro existem vários enigmas para que o leitor possa jogar o seu próprio Endgame e no final o vencedor irá ganhar nada mais nada menos do que 500 mil dolares! Porém o mundo de Endgame não ficará só nos livros, já está no ar um outro ARG que explica melhor o mundo dos livros o "Ancient Societies"(mas que não é o ARG que irá fazer você ganhar o prêmio) e os autores já disseram que também teremos filmes (produzidos pela FOX) e um jogo de celular (produzido pela Niantic Labs, uma empresa associada ao Google) para completar a experiência de imersão do leitor.

O Endgame é real, o é Endgame é agora, o Endgame é muito mais que apenas mais uma trilogia distópica na sua estante, o Endgame é uma experiência que você não vai querer perder.

0 comentários:

Deixe seu comentário