Intercâmbio | Como tirar o passaporte


O passaporte é o documento mais importante de uma viagem, além de ser a sua identidade para o mundo, sem ele você não pode entrar em outro país, a não ser que você vá para Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Uruguai, Paraguai, Venezuela ou Peru, (para esses país basta apresentar o RG original com menos de 10 anos e em bom estado).
A validade do passaporte é de 10 anos para pessoas maiores de 4 anos e para socilitá-lo basta seguir os passos abaixo

1 - Reúna o documentos originais:

*Documento de identidade (RG, carteira de motorista, passaporte anterior, carteira de identidade militar, carteira de trabalho, funcional)
*CPF
*Título de eleitor e comprovantes das duas últimas eleições
*Para homens, quitação do serviço militar
*Comprovante de pagamento da GRU (Guia de Recolhimento da União)
*Se tiver, o passaporte anterior.

2 - Preencha o formulário disponível no site da polícia federal.

Preencha o formulário com todos os seus dados, fique bem atento ao preencher os campos, pois se faltar algo você pode não conseguir dar entrada no passaporte.


Depois de preenchido e enviado será emitido o protocolo de solicitação e o boleto da GRU. Imprima os dois documentos.

3 - Pague a taxa GRU

Vá em qualquer agência bancária e pague o boleto, o valor é R$156,07.

4 - Agende a ida ao posto da Polícia Federal

Verifique se o posto que você escolheu precisa de agendamento, se sim vá no site da Polícia Federal, preencha os dados, selecione Agendar atendimento e escolha a data/hora. Logo após será emitido o comprovante do agendamento, imprima ele também.


5 - Vá ao posto da Polícia Federal

Compareça ao posto no dia e horário que você agendou com todos os documentos e o boleto pago. Chegando na fila do local os funcionário conferem todos os documentos para você não perder tempo e chegar na hora ter esquecido algo. Aliás não é preciso levar foto pois agora ela é tirada lá. 
Uma dica para as mulheres: vá com pouca maquiagem. 

6 -  Retirar o Passaporte

Depois do atendimento, será entregue um comprovante com o prazo para a entrega do passaporte (que geralmente é de 6 dias úteis). O passaporte pode ser retirado no mesmo posto que você foi com o protocolo e o documento de itentidade.


Viram como é bem fácil e nem demora tanto? Qualquer dúvida com relação ao processo basta acessar o FAQ no site do Polícia Federal ou deixar nos comentários. 

2 comentários:

  1. É bem mais simples do que eu imaginava... Quero muito fazer intercâmbio, mas agora esse sonho foi adiado... Mas não vou desistir não. Adorei ter essas informações. Com certeza, ajudam muito.

    Beijos

    Vidas em Preto e
    Branco

    ResponderExcluir
  2. Oie Lary,
    Isso mesmo, não desiste por que o intercâmbio é uma ótima experiência!
    Aproveite esse tempo a mais pra ficar informada pra na hora não perder tempo.


    Bjsss

    ResponderExcluir