Intercâmbio | O temido visto de entrada


O visto é um documento que te dá permissão para entrar no território de um determinado país e além disso diz por quanto tempo e o que você pode ou não fazer no país. Alguns países exigem o visto e outros não, por isso na hora de escolher o país que você vai visitar é bom saber em qual situação ele se encaixa.
Existem vários tipos de visto, por exemplo: turismo (para quem vai fazer viagem a lazer), trânsito (para quem vai fazer uma conexão em um país), negócios (para quem vai a um país a negócios) e estudante (para quem vai estudar no país). 
Geralmente quando se faz um intercâmbio é necessário tirar o visto de estudante, mas caso vá ficar por pouco tempo pode-se tirar um visto de turismo.

Como tirar o visto

Alguns países exigem que o visto seja solicitado antes de chegar no país, mas em outros o visto é dado quando se entra no mesmo, por isso mais uma vez fique atento a esse fato.

*Em países em que o visto é dado da imigração do país, você vai até a cabine do agente consular e vai responder perguntas do tipo: o que você foi fazer, onde vai ficar, por quanto tempo entre outras, e se for o caso pedir alguns documentos que comprovem o que você está falando.Se o agente for com a sua cara, vulgo ficar convencido do que você disse, ele vai carimbar seu passaporte e te dar boas vindas. 

*Em países em que o visto é solicitado antes, recomendo que você vá no site de imigração para ver como é o processo, pois cada lugar tem uma lista própria de documentos exigidos. Alguns países requerem que você façam uma entrevista no consulado, outros pedem apenas os documentos.
Uma coisa é importante lembrar, mesmo que você consiga o visto isso não é garantia de que você irá entrar no país, pois quando você chegar lá de qualquer jeito vai ter passar pela imigração e enfrentar mais algumas perguntas.

Visto Negado

Caso você tenha o visto negado o importante é não perder a calma (eu sei que isso é quase impossivel pois você juntou dinheiro, pagou passagem, hotel etc) e procurar refletir o que causou a negativa. Mesmo tendo o visto o negado você pode fazer uma nova solicitação, mas tenha em mente que ela deve ter algo de diferente em relação a sua solicitação anterior, pois todos os dados que você apresentou ficam registrado no sistema do consulado do país.

Espero que esse post tenha ajudado vocês e como sempre qualquer dúvida é só deixar nos comentários.

0 comentários:

Deixe seu comentário