Resenha | Simon Vs a Agenda Homo Sapiens - Becky Albertalli

Autor: Becky Albertalli
Ano: 2016
Páginas: 272
Editora: Intrínseca
Nota
Sabe aquele livro fofo, mas tão fofo que dá vontade de abraçar e nunca mais soltar? É desse jeito que eu me senti enquanto lia Simon Vs a Agenda Homo Sapiens.

Simon é um adolescente de 16 anos, louco por Oreo, gay (mas ainda não saiu do armário) e mantem uma amizade através de e-mails com Blue, um cara que conheceu no Tumblr e que faz seu coração bater mais forte a cada e-mail recebido. Porém todo o mundo de Simon muda quando Martin, um dos populares da escola, descobre sobre os e-mails e começa a chantageá-lo para que ele o ajude a ficar com Abby, uma de suas amigas, em troca de não falar para todos na escola que Simon é gay.

Nunca tinha lido nada com essa temática e confesso que fui esperando um pouco de drama por parte do se assumir gay, mas não teve nada disso! Simon leva essa questão com naturalidade, como deve ser, pois para ele assumir sua sexualidade deveria ser uma coisa natural e que todos (héteros, bi, gays etc) deveriam ter que sair do armário.

O que eu mais gostei desse livro foi o fato de que o desenvolvimento de personagens não fica preso apenas ao Simon, seus amigos (Abby, Nick e Leah) também tem histórias próprias e conseguem muito bem existir independentes de Simon. Mas o prêmio de melhor  construção de personagem  nesse livro vai para o Martin. Ele não é o típico bully que é malvado e pronto, ao longo do livro vemos que ele é uma pessoa normal com qualidades e defeitos e tem algumas parte que o próprio Simon se vê simpatizando com Martin, mas mesmo assim isso não faz que o que ele fez seja menos ruim.

Com relação ao romance eu simplesmente amei a troca de e-mails entre o Simon e Blue. As piadas, o jeito que eles escrevem para o outro contando mais sobre a vida deles, mas com o cuidado de não contar algum que os identificassem, as tentativas do Simon para descobrir quem era o Blue... sério é impossível não se apaixonar por esse casal e ter certeza de que eles foram feitos um pro outro.

Simon Vs a Agenda Homo Sapiens é um romance super divertido e recomendado a todos que gostam de uma história leve e com uma mensagem positiva. O livro chamou tanta atenção que teve seus direitos de adaptação para o cinema vendidos para a Fox 2000, assim que foi lançado nos EUA. Então é só uma questão de tempo para vermos na telona Simon se deliciando com um milk shake de Oreo enquanto lê mais um email de Blue. 

0 comentários:

Deixe seu comentário