Review | instax mini 8

Já faz um tempo que comprei uma instax mini 8 e pude realizar o sonho de criança de ver a foto sendo revelada na hora, porém não a utilizava muito pois não tinha coragem de usar para tirar fotos do dia a dia por causa do valor do filme. Recentemente abstraí desse sentimento e tirei várias fotos (porque afinal ela foi feita para ser usada ^^) e pude entender um pouco como ela funciona e alguns truques.
A instax mini 8 é uma câmera instantânea analógica, ou seja, não tem visor digital para ver o que está fotografando, ver antes como ficou ou excluir a foto, assim com não possui opções de zoom, macro ou de resolução. Ela foi criada pra ser bem simples, é só olhar no visor pequeninho que fica na parte superior, clicar para tirar a foto e pronto, foto revelada na hora!
 O flash da instax tem 5 modos: interior (casa), nublado (nuvem), dia pouco claro (sol), dia muito claro (sol com mais raios) e ambientes escuros (high key). Não se preocupe caso não saiba qual opção se encaixa na luz onde você está, pois câmera tem um sensor que te diz qual é o modo mais indicado e todos eles o flash dispara, então esteja preparado e tente não piscar.
Como eu disse lá no começo o que é caro na instax é o filme, considerando o fato de que ele é do tamanho de um cartão de crédito (62 x 46 mm). Os clássicos com a borda branca são vendido em pacotes com 10 poses ou em caixas com 2 pacotes e custam em média 50 e 80 reais respectivamente. Os filmes temáticos (tem da Hello Kitty, Monstros S.A, Frozen, One Piece, Toy Story) são vendido apenas em pacotes com 10 poses e custam em média 40 reais. 
Comprei a minha câmera por 70 dólares na Best Buy, mas aqui no Brasil ela pode ser encontrada no Submarino, Saraiva, Americanas, etc por uns 400 reais e em 7 cores diferentes (branco, preto, roxo, framboesa, azul claro, amarelo e rosa). Outra coisa legal é a variedade de acessórios existentes como bolsas, adesivos, alças, lentes para selfie, lentes com filtros, molduras e álbuns para as fotos, ou seja, vou falir muito comprando coisas pra essa câmera ^^. 
Algumas dicas para ajudar a utilizar a instax e evitar perder filmes:
  • Ao tirar uma foto mantenha distância de no mínimo um braço, senão as chances de você conseguir uma foto toda branca são de quase 100%.
  • Como não é possível desligar o flash, você pode colocar uma fita branca em cima dele para deixá-lo mais suave.
  • NUNCA tampe os sensores de iluminação, pois nesse caso suas fotos sairão pretas.
  • Fotos de reflexo no espelho não dão certo, já que o espelho vai refletir o flash e a foto vai sair preta.
  • Uma alternativa aos filmes temáticos são adesivos que você cola por cima da borda branca. Um pacote com 100 adesivos curta em médio 14 reais. 
  • Depois de colocar o filme na câmera, não abra o compartimento novamente, pois isso irá fazer com que ele seja exposto a iluminação e as fotos irão ficar todas brancas.
  • Ao enquadrar para tirar um foto sempre vá um pouco mais pra direita, já que a posição entre o visor e o obturador são diferentes.
  • As fotos sempre saem melhor em ambientes externos
  • Quando a foto sair da máquina pegue-a pela borda, pegar direto na folha da foto pode causar uma mancha na mesma.

Espero que esse pequeno review tenha ajudado na decisão de comprar ou não uma instax e caso ainda tenham algum dúvida é só deixar aí nos comentários. \o

5 comentários:

  1. Olá, tudo bem??

    Eu tenho uma dessa, mas a minha é rosinha... Admito que sofro do mesmo complexo do "filme muito caro", vou tentar ser mais como você!

    Obrigada pelas dicas, amei o post! Não sabia desse negocio de ir mais pra direita

    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Natasha.

      Fico feliz que gostou das dicas ^^
      Esse complexo é realmente difícil de superar (eu levei um ano pra abstrair, acredita? ^^), mas depois que passa é libertador, sem contar que também sempre temos o ebay pra comprar filmes por 10 dólares XP

      Abraços

      Excluir
  2. Oi
    o produto é muito bonita, tenho vontade de ter, mas nem posso ficar bancando os papeis para a impressão, adorei as cores que se encontra, quem sabe um dia, que bom que gostou de usar.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Denise,

      Realmente o filme é um ponto contra pra instax (ainda mais que ele é importado), mas mesmo assim ainda acho que vale a pena pra usar naqueles momentos especiais da vida. Espero que você consiga comprar a sua e se jogar XP

      Abraços

      Excluir
  3. Eu sou doida pra ter uma câmera dessa. Acho tão lindo e mágico o fato de sair uma foto na hora. Muito filme americano. Um dia ainda compro a minha. Gostei de saber alguns truques dela.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir