Resenha | A Rainha Vermelha - Victoria Aveyard


Quem me companha aqui no blog a mais tempo já sabia do meu hype pelo livro "A Rainha Vermelha" ele estava tão grande na época que eu comprei a versão em inglês e não li. Sim, eu não consegui ler. Não por que o livro era ruim, mas porque o começo dele é realmente meio lento e não me prendeu.
Depois de ter ganhado o exemplar no Encontro de Booktubers no começo do ano, eu resolvi dar uma chance agora e não é que engatou a leitura?!.
A Rainha Vermelha
Ano: 2015
Páginas: 422
Autora: Victoria Aveyard
Nota

Como sempre em uma boa distopia, A Rainha Vermelha também tem o seu mundo.

Dividido entre os prateados e os vermelhos, nossa protagonista Mare Barrow é uma vermelha ou pelo menos é isso que ela pensava. Ela cresceu em uns dos vilarejos mais pobres do reino de Norta e para tentar ajudar a família ela fazia alguns furtos. Após uma reviravolta em uma de suas tentativas de conseguir uma grana para a família ela acaba justamente roubando o príncipe Cal, não que ela tenha reconhecido ele de primeira, mas após uma breve conversa esse cara misterioso acaba conseguindo um trabalho no palácio real.

No primeiro dia de trabalho no palácio, na Prova Real um festival para saber qual prateada represente das Grandes Casas nobres, será próxima princesa que se casará com o Príncipe herdeiro do Reino de Norta. Mare acaba se colocando em risco e em uma tentativa de salvar-se acaba descobrindo que tem poderes. Poderes como de um prateado, o que é impossível pois ela sempre teve certeza que é uma vermelha.

Ela não é uma vermelha como os outros, ela é "um novo tipo de vermelho" que vai ameaçar o mundo dos prateados.

Para desviar o foco de que ela é uma "vermelha", é decidido pela Rainha que ela será anunciada com uma filha perdida de um general prateado, e por isso foi criada por vermelhos. E até um casamento com o príncipe Maven, o príncipe mais novo é arranjado para esconder e ocultar mais detalhes sobre ela. 

Claro que no meio dessa situação toda, Marie só aceita o que estão propondo até porque ela sabe que se opor a um prateado e ainda mais a família real não seria uma boa ideia.

Antes de ler a série Rainha vermelha, eu já sabia que tinha o grupo que tinha gostado da série e aqueles que tinha odiado. Bom, eu sou o grupo que gostou e muito. Eu não achei o tema da série saturado, tipo mais do mesmo.

Achei que ficou bem centrado, os problemas sociais dos vermelhos foram explicados de cara, ainda mais pela narrativa do livro ter sido em primeira pessoa, veio com várias influencias da personagem.

Nesse primeiro livro o poder da Mare não foi muito explicado, temos um pouquinho aqui e ali de explicação graças a um dos personagens secundários e por outro lado aprendemos mais sobre os reinos que existem e sobre as casas. Todos os prateados são classificados de acordo com sua casa, poder e cor. A propósito eu achei um site bem legal em PT-BR que lista todos que aparecem no primeiro livro. (Link

E claro que teremos um pouco de romance também, um pouco contido. Mas teremos, algo engraçado do romance desse livro é que ele não é um triangulo amoroso e sim um quarteto. Bom eu considero um quarteto já que temos o Cal o príncipe mais velho e herdeiro que alguns momentos parece ter alguns sentimentos por ela. Kilorn, o melhor amigo de infância e que ela tenta salvar no inicio do livro de ir a guerra e Mavin o príncipe mais novo que de todos é o que parece ela nutre menos sentimentos de paixão, mas como eles passam muito tempo juntos acredito que se não fosse por alguns detalhes rolaria algo entre eles também. Complicado né? Ainda bem que esse nem é o foco principal do livro então não chega incomodar. 

Como comentei achei o começo do livro um pouco parado,  mas em compensação o final do livro foi ótimo. Recomendo já pegar o segundo livro pra ler, porque ele mantem o mesmo ritmo do final do livro.

O livro foi lançado pela Editora Seguinte e já temos o segundo lançado no Brasil assim como dois contos digitais e um livro físico extra que conta um pouco sobre a Rainha. 


Eu espero que tenham gostado da resenha, não esqueçam de comentar o que acharam. :)

24 comentários:

  1. Olá Rayane, tudo bem?
    Amei a sua resenha! E se você gostou desse vai amar a continuação. Já estou ansiosa pelo terceiro livro, hahaha.
    Beijos!

    Http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou ansiosa para o próximo. ^^

      Bjs!
      Ane

      Excluir
  2. Olá, Rayane!!

    Acho a capa do livro linda!!! Adorei sua resenha, e seu blog todo!!
    Beijos,
    https://teattimee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Poxa Lu!
      O segundo é maravilhoso, vai acabar de um jeito que vc vai curtir. :)

      Excluir
  4. Olá, A Rainha Vermelha está na minha lista já faz um tempo, parece ser um livro bem interessante, amei sua resenha, deu para entender mais sobre a história e fiquei mais curiosa. Gostei muito do blog, parabéns!!!

    www.mundofantasticodoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, Rayane. Tudo bom?

    EU realmente fiquei empacado com A Rainha Vermelha no começo. Realmente é bem lento, é aquele momento em que a gente precisa se situar na história, então é tudo muito detalhado e calmo. Fica realmente cansativo e chato. Mas do meio para o final o livr ficou legal e posso dizer: Espada de vidro é ainda melhor. Adorei o que li.

    Bjão.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Di!
      Eu amei a série, não vejo a hora para o último. ^^

      Excluir
  6. Olá, Rayane.
    Eu li tantas resenhas negativas desse livro que comecei a ler ele sem nenhuma expectativa e acabei amando a história. E o final então? Não achei nada do que falaram que era uma mistura de vários livros famosos. preciso ler a continuação.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Oi Rayane!
    Eu estava desejando esse livro qdo surgiu os burburinhos do lançamento. Depois li tanta coisa negativando a obra que perdi completamente o interesse. Gostei da sua análise, acho que vou voltar ele para os desejados.
    Beeijos
    http://lua-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia, super recomendo que você coloque na lista de volta hahaha.

      Excluir
  8. Oi Rayane, tudo bem?

    Eu ainda não li, mas sempre tive curiosidade com o livro, já que muita gente gosta. Que bom que vc deu uma segunda oportunidade e a leitura engatou, quem sabe agora em 2017 eu leia tb!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Oi, Rayane!
    Quando esse livro foi lançado, vi a capa e o título e joguei logo na listinha de desejados. Só depois soube que era uma distopia, e isso me fez adiar a leitura. Que bom que apesar do início parado você não desistiu e o livro melhorou! ;)

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  10. Oi
    que bom que gostou da leitura, li muitos resenhas negativas dele, mas ultimamente até ando interessada em ler ele, parece ser uma leitura legalzinho.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim, uma leitura leve (tirando o começo confesso) e rápido de se fazer mesmo com trezentas e tantas páginas. :(

      Excluir
  11. Oi, Ray. Tenho o livro mas meu problema é justamente com o gênero. Eu não gosto de distopias, demoro muito a me envolver e se não consigo abandono a leitura. Eu comecei a ler A Rainha Vermelha, mas parei na terceira página haha mas quero dar uma chance futuramente, a capa é linda demais para passar batido.
    Beijo! Leitora Encantada
    Participe do Sorteio de Natal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Miriã!
      O começo é dificil, mas prometo que irá gostar assim que der uma chance pra ele.
      E realmente a capa é linda. ^^

      Beijos!

      Excluir
  12. Olá Rayane!
    Eu ameiiiiiiiiiii totalmente esse livro. Ele ficará eternamente na minha lista de melhores livros. Pena que a sequência não foi muito bom. Mas não perco as esperanças, quero que o terceiro livro saia logo e eu possa descobrir o que vai acontecer ^^
    Bjos
    http://www.kelenvasconcelos.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi K.
      Eu amei tanto a primeiro livro com o segundo achei maravilhoso também estou aguardando a sequência para saber o que vai acontecer!

      Bjs!

      Excluir