Resenha | Desventuras em Série (1 - 4) - Lemony Snicket

É hoje... Depois de 12 anos após a adaptação pros cinemas, a série de livros Desventuras em Série finalmente ganhou outra chance de mostrar ao publico porque ela não deve ser vista, reproduzida ou até mesmo narrada, já que a vida dos órfãos Baudelaire é tudo menos feliz.

A primeira temporada da série será transmitida pela Netflix e irá contar com oito episódios (sendo dois para cada livro), e tem no elenco atores como Neil Patrick Harris, Patrick Warburton e Joan Cusack. Então para evitar que vocês assistam essa atrocidade e conheçam a infortuna (palavra que quer dizer triste, desoladora e sem final feliz)  história dos órfãos Baudelaire resolvi fazer um pequeno resumo sobre os livros nos quais essa temporada irá se basear, porém se mesmo assim vocês resolverem assistir a série, pelo menos estarão preparados para todo o mal que há de vir.
Mau Começo
Ao começar esse livro já temos o seguinte aviso do autor "Se vocês se interessam por histórias com final feliz é melhor ler algum outro livro"e quando vemos que o primeiro contato que teremos os protagonistas é quando eles recebem a notícia de que seus pais morreram em um terrível incêndio, vemos que não, ele não está mentindo.

Violet tem 14 anos e é uma inventora que sempre anda com uma fita de cabelo junto a si, pois quando está pensando em algo gosta de amarrar os cabelos para afastá-los dos olhos. Klaus tem 12 anos e é um leitor voraz com uma memória incrível, podendo lembrar de tudo o que já leu na vida. Sunny que ainda é um bebê, mas possuidora de 4 dentes afiados que são usados na coisa que mais ama na vida: morder.

Por conta de um desejo do testamento de seus pais, os Baudelaire devem ser criados por membros da família e nas melhores condições possíveis e com isso vão parar sob guarda do Conde Olaf, um primo distante do qual eles nunca ouviram falar. Porém Olaf não está nem aí para as crianças, e só aceitou "cuidar" delas por causa da herança e agora os órfãos tem que viram sozinhos para sobreviver e ainda desmascarar o conde, já que os adultos nunca levam o que eles falam a sério.

A Sala dos Répteis
Depois de conseguirem escapar da mãos do conde Olaf, os Baudelaire finalmente vão para uma casa onde há chances de serem realmente felizes, Seu mais novo tutor é o Dr. Montgomerry Montgomerry, ou simplesmente Tio Monty, um especialista em répteis e que está genuinamente feliz em acolher os órfãos e lhe dar tudo o bom e do melhor.

Porém a felicidade acaba com a chegada de Stefano, o substituto do assistente do Tio Monty, que pode enganar a todos os adultos, menos as crianças que sabem que ele nada mais é que o conde Olaf disfarçado e que mais uma vez está disposto a tudo para por as mãos na fortuna deles.

O lago das Sanguessugas
Mais uma vez os Baudelaire se encontram a espera do Sr. Poe, para que ele os leve para conhecer o novo tutor. Dessa vez eles vão moram com a Tia Josefine, uma mulher que ama gramática, mas que morre de medo de tudo, desde de acender o fogão a até girar uma maçaneta, porém mesmo tendo todo esse medo, vive em uma casa que fica em um precipício as beiras do lago lacrimoso.  

Como sempre o conde Olaf tramou mais um plano para se apossar de tudo o que as crianças possuem e aparece no vilarejo como Capitão Sham, pronto para seduzir a Tia Josefine, casar-se com ela e "compartilhar" a guarda dos órfãos.

Serraria Baixo Astral
Se até agora você pensou que a vida dos Baudelaire não podia piorar, você está completamente errado. Dessa vez nada de casa aconchegante ou de um tutor legal, nesse quarto livro, os órfãos vão morar e trabalhar em uma serraria em uma cidadezinha no meio do nada. O tutor da vez é um homem que misterioso que vive cercado de fumaça de charuto e tem um nome tão difícil que todos o chamam apenas de Senhor e que em troca da proteção dos Baudelaire os faz trabalhar em sua serraria.

Por mais absurdo que pareça ser o  plano do Senhor parece dar certo, já que passa-se um tempo e nada do conde Olaf aparecer, porém Klaus começa a sofrer vários acidentes em quais sempre quebra os óculos, fazendo com que visite o único oftalmologista da cidade. Ao voltar das consultas suas irmãs percebem que ele sempre volta diferente e resolvem investigar encontrando um médica e uma recepcionista nada comuns.
Por mais que os livros pareçam lindos e com belas ilustrações, não se deixem levar e lembrem que eles contém histórias horríveis e tristes. Histórias das quais são narradas de um jeito peculiar por um homem melancólico que prometeu contar a história completa dos órfãos Baudelaire ao mundo e que dedica cada livro a uma mulher de nome Beatrice, da qual nada se sabe. 

Alias, não saber quem é Beatrice é apenas um dos mistérios dessa série, que possui outros muito mais complexos como por exemplo: os adultos que são incapazes de acreditar nas crianças e ver por trás dos disfarces completamente mal construídos do conde Olaf ou como pode haver uma pessoa tão ruim em achar tutores para os órfãos como o Sr. Poe?
Desventuras em série é aquele tipo de livro que por mais que sabemos que iremos sofrer e não tirar nenhuma centelha de felicidade, nos instiga a continuar seja pela narrativa repleta de referencias, pelo humor negro, pelo personagens que se ama odiar ou pela esperança de que um dia os órfãos Baudelaire irão ter uma vida feliz

20 comentários:

  1. Olá,
    preciso dizer que adorei o seu post, adorei quer dizer HAHAHAHAH. Sensacional, ficou realmente a cara do enredo. Comecei a assistir a série hoje as seis da manhã, mas minha bebê não me deixou continuar, no entanto, farei em breve.
    Meu sonho de consumo é o box de livros, mas até hoje ainda não consegui por um bom preço.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não tive coragem de acordar tão cedo pra ver a série, mas confesso que foi a primeira série que eu tive coragem de finalizar em menos de 24 horas XP
      Meu sonho também é ter aquele box lindo, mas realmente pelo preço não está dando, pelo menos não ainda =/

      P.S. Que bom que você gostou do post, foi muito divertido escrevê-lo hahahhaha

      Excluir
  2. Oi, Thaty!
    A diagramação desses livros são lindas!
    Eu estou assistindo a série, mas não tenho tanta vontade de ler os livros..
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Luiza,

      Sim, toda a diagramação e parte gráfica dos livros são de encher os olhos e ajudam e muito na hora de imaginar o livro.

      Espero que você esteja gostando da série e que isso te dê vontade de ler os livros ^^

      bjs

      Excluir
  3. Eu estou amando essa série! Sem contar que já li os livros tantas vezes mas lembro-me de tudo kkk claro que na série nós temos algumas respostas que não encontramos nos livros, o que achei bem legal já que eu sempre dava um nó na minha cabeça por não conseguir responder a algumas coisas. Espero que a segunda temporada seja lançada logo!
    Beijo, Leitora Encantada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Miriã.

      Fazia muito tempo que eu não lia a série e cheguei a reler apenas o primeiro livro antes da estreia, mas mesmo assim deu pra ver que eles se importaram muito com os fãs e focaram bem nos detalhes.

      Eu também estou amando muito essa adaptação principalmente essa parte das respostas, que espero eu que nos conte melhor sobre um certo açucareiro para adoçar a vida dos Baudelaire XP

      Excluir
  4. Olá, Thaty.
    Eu não gostei muito dos livros, mas estou assistindo a série. Assisti os dois primeiros episódios e gostei bastante. Tem algumas coisas diferentes dos livros, mas são poucas coisas. Espero que continue assim e que seja melhor que o filme hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Sil.

      Fiquei curiosa em saber o porque você não gostou do livro, mas gostou da série já eles são bem parecidos...
      Bem melhor que filme te garanto que essa série vai ser (já está sendo) com certeza hahahah

      bjs

      Excluir
  5. Oii


    Eu estou conhecendo essa estória pela série do Netflix e por enquanto estou gostando!

    Beeijos

    ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raíssa.

      Que bom que você está gostando ^^

      bjss

      Excluir
  6. Estamos com o projeto de ler a série lá no blog, mas eu mesma nunca tive interesse na série =( Mas amei muito o filme com o Jim, ainda estou relutando com a série, mas sei que ainda vou acabar dando uma oportunidade.

    Beijos Joi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você gostou do filme tenho certeza que vai gostar da série e consequentemente dos livros, então é só dar uma chancezinha ^^

      bjs

      Excluir
  7. Oi Thaty!

    Como eu quero ter o box!! Quero ler todos da série e ver a temporada completa na Netflix! <3 Lindas as fotos

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse box é o sonho de consumo de todo o fã da série *---*

      Excluir
  8. Olá, tudo bem? Esses livros parecem ser muito bons, vejo muitas pessoas falando bem deles. Adorei suas resenhas e fiquei doida para ler!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Larissa.

      Sim eles são ótimos, principalmente por conta do humor e das críticas a sociedade e espero que você leia eles em breve ^^

      bjs

      Excluir
  9. Oiee, estou louca para ler esses livros, ainda mais agora com a série saindo do forno! espero poder adquirir o Box em breve!


    Bjs

    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Janiele.

      Leia, leia, leia e se não conseguir comprar os box, vai comprando os que foram adaptados nessa primeira temporada para você ter um gostinho de como são os livros.

      bjs

      Excluir
  10. Oi, Thaty!
    Eu comecei minha coleção da série através de trocas no Skoob. Como são 13, pode imaginar que ainda não terminei, né?! Gosto desse ar sombrio e da narração. Você, aliás, entrou direitinho no clima ao escrever o post, adorei!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Carla.

      Eu também não tenho a coleção completa (tenho só até o 7 porque esse livros são bem caros e nunca abaixam de preço!), mas li os outros em ebook.

      O legal da narração de Desventuras é que ela é tudo o que você não espera em livro infanto juvenil, mas o que eu mais gosto da série são os mistérios ^^

      bjs

      Ps. Que bom que você gostou do post, obrigada ^^

      Excluir