Resenha | Nerve - Jeanne Ryan


Ano: 2016
Páginas: 302
Editora: Planeta do Brasil
Nota:
Esse é um daqueles livros em que o meu primeiro contato com a história foi através do filme. Vi o trailer no cinema e automaticamente já me senti atraída pelo enredo, aliás como resistir a um jogo de desafios onde se pode ganhar tudo o que se sonhou, mas que pode ser muito perigoso? Acabei não assistindo o filme, mas descobri que ele era baseado em um livro e como diz o ditado "O livro sempre é melhor que filme" aceitei o desafio e me tornei umas das jogadoras do Nerve.

O Nerve é como se fosse um Big Brother, onde os observadores pagam para assistir os jogadores fazerem vários tipos de desafios, dos mais simples aos mais perigosos. Os criadores/idealizadores do jogos são desconhecidos para todos, porém ninguém parece se importar já que os prêmios são bons demais e que por ser um programa de entretenimento tudo ali é de mentira, certo?

Vee é uma estudante do ensino médio e está cansada de ajudar os outros a se destacar e sempre estar nos bastidores (tanto das produções de teatro da escola, quanto da vida). Até que um dia para provar que não é tão certinha e se destacar para o garoto que está afim, ela resolve fazer um desafio do Nerve.

O que a principio era apenas diversão, algo para passar o tempo, logo se torna um vício. Conforme vai fazendo os desafios e avançando no jogo, o Nerve parece saber exatamente o Vee quer e começa a oferecer prêmios cada vez mais irresistíveis, fazendo com que largar o jogo seja cada vez mais difícil.

Durante um dos desafios Vee conhece Ian, outro jogador e a partir desse momento o Nerve faz com que eles comecem a jogar junto. Com isso sentimentos começam a surgir entre eles, porém como saber se Ian é mesmo um jogador ou apenas uma pessoa contratada pelo Nerve para confundir Vee?

Esse foi um livro que me prendeu do começo ao fim, tanto pela escrita fluida e fácil da autora, quanto pelo fato de nunca se saber o que vai acontecer na próxima página, esse é um daqueles enredos que se você pensa que nada pode piorar, está errado.

Os personagens são bem fraquinhos, tendo o perfil padrão de toda a história YA, porém o que me deixou mais fascinada por Nerve foi o fato de que a história poderia realmente ser real, alias já existem tantos "observadores" nos vários programas de reality show já existente, que quem garante que no futuro não haverão outros para um reality show como o descrito no livro?

O primeiro capítulo do livro já te deixa em choque mostrando como é a vida de quem se envolve no jogo, mas conforme fui lendo, o mesmo sentimento de quando li O Círculo veio a tona. O sentimento de agonia, vontade de entrar no livro e dar uns bons tapas na cara de cada jogador que realmente acha que vale tudo para ter fama e dinheiro ou de cada observador que paga para ver pessoas fazerem coisas horríveis em nome do entretenimento.

Nerve não é uma leitura muito complexa ou muito extensa, mas o enredo é feito para se pensar sobre exposição e fama no mundo online e se isso realmente vale a pena,não importa o custo.

18 comentários:

  1. Oi, Thaty.
    Eu já vi tantas resenhas de Nerve que ainda não sei bem se leria. Muitas pessoas não gostaram do livro e outras amaram, então eu fico com receio, até porque não sou fã do gênero, o que me deixa com menos vontade ainda de ler. Mesmo assim queria ver como a autora desenvolveria a história do jogo.
    Beijo! Leitora Encantada
    Promoção 4 anos de blog Minhas Escrituras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Miriã.

      Como eu disse os personagens não lá grandes coisas, mas o conceito do jogo e como todo mundo aceita ele sem questionar foi o que me pegou. Mas se não estiver com vontade de ler ainda tem o filme ^^

      bjs

      Excluir
  2. Esse livro tá com uma história bem atual, deu mta vontade de ler!

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá Taty!
    Amei totalmente essa sinopse! No inicio da sua resenha parecia ser um tipo de Jogos vorazes, mas logo percebi q não tinha muito haver. Não vi o filme e nem sabia da sua existência... Muito obrigada por compartilhar esse livro com a gente. Ele já entrou para a minha lista de livros.
    Bjos
    http://www.kelenvasconcelos.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kelen.

      Que bom que você gostou XP

      bjs

      Excluir
  4. Oi Thaty! Eu ainda não li o livro e nem vi o filme, mas lendo sua resenha parece que o tema é bem interessante. E puxa, as vezes a gente tem mesmo vontade de dar uns tapas nos personagens hehehehhehehe

    Adorei a resenha

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha vontade de bater na Vee chegou quase no mesmo nível de quando eu quis bater no Harry em Ordem da Fênix HAHAHAHAHAH

      Bjs

      Excluir
  5. Olá!
    Não sabia que tinha um livro sobre a série, vou procurar para comprar!
    Beijos
    http://focadasnoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Leia e depois me informe o que achou ^^

      bjs

      Excluir
  6. Oi, Thaty!
    Apesar de você dizer que não é uma leitura complexa, ainda assim me parece ser um livro que dá o que pensar... Sobre a superexposição, sobre a curiosidade a respeito da vida alheia e sobre até onde cada um pode ir em nome de algo. Fiquei curiosa!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla.

      Na minha opinião esse livro foi feito para introduzir esses tipos de questão na cabeça dos jovens, já que hoje em dia tudo no mundo deles gira em torno de likes.
      Espero que você goste do livro ^^

      bjs

      Excluir
  7. Oi Thaty!
    Poxa, ainda nem consegui assistir o filme! A história parece ser intrigante, eu gosto dessa coisa de reality shows, haha
    Ótima resenha!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Carol.

      Que bom que gostou da resenha e saiba que eu também não vi o filme até hoje HAHAHA

      bjs

      Excluir
  8. Olá, Thaty.
    Esse livro está na minha lista desde que vi que ele ia ser lançado. Eu li um livro com esse mesmo tema, The Game e achei muito bom. Assim que der eu vou ler ele e assistir o filme depois, certeza de que o livro é melhor hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sil.

      Eu estou louca pra ler The Game, mas sempre que eu vejo o preço me desanimo.

      Excluir
  9. Oi Thaty,

    Eu li Nerve um pouco antes de ver o filme e achei a leitura boa. Não é o melhor livro da vida, mas traz um assunto interessante que é a internet ter todas as nossas informações. Isso sendo usado contra você é complicado, deu medinho até. kkkk O filme é bom, mas diferente do livro.

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Denise.

      Sim, esse livro dá um medo do caramba, até porque postamos muitas coisas das nossas vidas na internet, como se estivéssemos escrevendo em um diário onde ninguém vê. Espero que essa história fique só no livro e que ninguem tente fazer um Nerve da vida real.

      bjs

      Excluir