Resenha | Contos Peculiares - Ransom Riggs

Ano: 2016
Páginas: 208
Editora: Intrínseca
Nota:
Depois de nos contar a história de Jacob e das crianças peculiares, Ransom Riggs resolve expandir mais esse mundo e nos presentear com uma edição real dos contos peculiares. Pra quem ainda não leu os livros da série, esse livro é citado no segundo volume (Cidade dos Etéreos) e tem um papel fundamental na trama, pra melhor entendimento, eu chego a compará-lo como sendo uma versão de "Os Contos de Beedle, o Bardo" do mundo peculiar.

Essa edição possui apenas 10 contos da versão "original" que foram escolhidos e compilados por Millard Nullings (o peculiar invisível que mora com a Srta Peregrine). São histórias que falam sobre canibais ricos que comem peculiares que se regeneram, uma garota que retira pesadelos das pessoas pelo ouvido, um garoto gafanhoto, uma mulher que fala com fantasmas e entre outras peculiaridades. Mesmo se tratando de contos "fantasiosos", os personagens que nos são apresentados tem características bem reais, cheios de virtudes e defeitos, fazendo com que se crie uma identificação com eles e desejando que houvesse muito mais páginas sobre aquele conto específico. De todos os 10 contos apenas um não me cativou, que foi o caso da mulher que era amiga de fantasmas. Para mim além de ter uma história um pouco confusa, não teve sentido e nem uma moral e pareceu que estava ali apenas para preencher espaço.

Os detalhes desse livro são um caso a parte. As ilustrações que apresentam cada conto, (que são lindas e me fizeram lembrar dos livros de fábulas que eu tinha quando criança), os comentários do Millard (que dão uma maior imersão no mundo peculiar), os detalhes em dourado no fim das páginas, tudo contribui para que a experiencia de leitura seja o mais próximo de um livro real de contos. Além disso ainda temos a maravilhosa arte da capa que ao olhar bem percebe-se que vai além de ser apenas um simples galho de arvore.

Com histórias que misturam pessoas com "poderes" e ensinamentos sobre ganância e empatia, contos peculiares é um livro que pode ser lido tanto por fãs da série, por quem a está descobrindo ou por quem apenas gosta de boas histórias.

11 comentários:

  1. Oi, Thaty. Eu ainda não tive tempo de ler os livros dessa série mas eu ainda não tive oportunidade. Queria dar uma pausa de tanto falarem desse livro, não queria me influenciar pela opinião dos outros, mas a minha curiosidade ainda continua por isso quero conferir o livro.
    Beijo! Leitora Encantada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Miriã.

      Sei bem como é isso e estou assim com os livros de The kiss os deception e só os lendo BEM depois do hype.

      bjs

      Excluir
  2. Olá, tudo bem? Ainda não consegui parar para ler os livros da série, mas quero muito, parecem ser bons demais... Esse de contos está lindo, também quero ler ele!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Larissa.

      Os livros são ótimos e lindos(e são bem melhores que o filme ehehe) e espero que você goste deles.

      bjs

      Excluir
  3. Oi
    primeiramente essa edição parece estar linda e eu ainda vou ler essa trilogia,
    bom a leitura no geral foi boa né já que só um não te cativou.
    é de capa dura né?

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise.

      Sim o livro é capa dura, assim como todos outros da série. Ele só não tem jacket

      bjs

      Excluir
  4. Oi Thaty!

    Eu amei esse livro! Amei os contos e realmente a edição está lindíssima, fiquei impressionada! Agora preciso ler o segundo e o terceiro livro da série urgentemente!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi.

      Leia mesmo, por que são ótimos

      bjs

      Excluir
  5. Olá, Thaty.
    Só agora entendi que esse livro é um livro de dentro da história hehe. Estava achando que era um tipo de spin of da série. como não li os livros ainda, não vou ler por agora. Mas quero ele na minha estante já que tenho os três aqui.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil.

      você não é a única a pensar isso não. Lembro que na bienal do livro os próprios vendedores da intrínseca estavam o vendendo assim, ou pior vi um falando que era uma prequel.

      bjs

      Excluir