Evento | FLIPOP

Esse fim de semana aconteceu a FLIPOP, o festival de literatura POP organizado pela Editora Seguinte (ou como eu gosto de chamar, o festival que todo mundo precisava) e com toda a certeza do mundo posso dizer que entrou para o hall de melhores eventos da minha vida!

Essa foi apenas primeira edição, mas depois de ver todo o feedback positivo que a galera tá dando nas redes sociais, acredito que essa vai ser a primeira FLIPOP de muitas. Pra começar com pé direito a editora trouxe dois autores internacionais, a Alwyn Hamilton e o Benjamin Alire Sáenz, além de VÁRIOS autores nacionais como Babi Dewet, Bárbara Morais, Eduardo Cilto, Eric Novello, Frini Georgakopoulos, Larissa Siriani e Luíza Trigo.

A Seguinte acertou em cheio em preferir fazer um evento com menos pessoas, criando um ambiente intimista e cheio de respeito. Era lindo ver autores andando por todos os lados, conversando e trocando experiencias com os leitores na maior calma, sem todo aquela loucura que vemos nas bienais da vida e isso me fez pensar que precisamos muito por mais eventos assim, que aproxime autores de leitores para que a relação entre eles seja mais de amigos do que de fã e ídolo.
A FLIPOP foi bastante centrada em discutir temas que permeiam o gênero YA e teve painéis com temas bastante relevantes como por exemplo o poder da internet, clichês, dicas de escrita e adaptações literárias. No sábado o único painel que assisti  foi o sobre clichês com a Iris Figueiredo e o Vitor Martins. Infelizmente não peguei ele do começo, mas foi um bate papo sobre os clichês no YA e sobre como eles podem fazer tanto bem quanto mal para a história. Uma coisa que me chamou bastante atenção quando foi dito e que eu não havia percebido é que quando há clichês significa que estão tendo muitas histórias sobre um determinado gênero e que estamos percebendo que a representatividade nas histórias está ficando maior graças aos clichês que estão se formando sobre ele.

No final desse dia teve o tão aguardado baile da seleção e MEU DEUS QUE BAILE! A decoração do lugar estava linda, com balões, globo de luz, mesa decorada com a capa dos livros e TINHA ATÉ OS VESTIDOS DA AMERICA PARA VESTIR!! Como tenho espirito de velha eu não conhecia a maioria das musicas que tocaram lá, mas realizei o sonho de "dançar" as coreografias do Just Dance em uma festa então foi bem divertido ^^
No Domingo assisti o painel sobre adaptações e transmídia com a Larissa Siriani e a Luiza Trigo, onde elas falaram sobre como foi ter um livro adaptado (Luiza teve "Meus 15 anos" transformado em filme) e como é adaptar um livro (Larissa Siriani adaptou "Senhora" em uma websérie chamada Dona Moça). Esse painel foi repleto de histórias engraçadas e inspiradoras, passando a mensagem de que tudo é possível basta ter força de vontade, como por exemplo fazer uma websérie com 500 reais ou ter poder sobre o roteiro da adaptação do seu livro ou nada feito (me lembrou muito a J.K ^^).

O outro painel do dia e o meu favorito do evento foi o Profissão fã, com Babi Dewet, Frini Georgakopoulos e Mayra Sigwalt. Esse painel me representou num nível que não sei nem explicar, tudo bem que o foco ali era contar sobre como elas conseguiram "monetizar" a condição de fã, mas foram tantas histórias sobre o que é ser fã, as loucuras e como isso nos fez ser o que somos hoje, que no final do painel quando a Frini leu um texto do livro dela foi difícil segurar as lágrimas.
Além dos painéis na FLIPOP havia um estande da Saraiva com livros da Seguinte e dos autores convidados (com preços tão salgados que eu só comprei os que eu queria muito que fossem autografados), uma cabine de fotos maravilhosa, um jogo de tiro ao alvo (em homenagem ao livro rebelde do deserto) e um estande de encher os olhos do turista literário (que a Ray me convenceu a assinar, então já sabem que daqui um tempo teremos alguns unboxing)
Ao final de cada dia ocorria uma sessão de autógrafos com os autores internacionais gincanas, sorteios e um bate-papo com a equipe da Seguinte, onde foram feitos muitos pedidos de autores para o próximo evento, além de algumas perguntas e críticas sobre o mesmo. A Ray pegou autógrafo da Alwyn que foi uma fofa conversando com os leitores e é dona do par tênis mais cool do mundo.
Só digo que a Seguinte arrasou com esse evento! Espero muito que ele se torne anual, que cresça (mas que não perca esse ambiente tão gostoso que senti nessa edição) e que mais autores e editoras se juntem a esse projeto tão incrível que é celebrar a literatura. VALEW SEGUINTE!

10 comentários:

  1. Oi, Thaty! Que coisa mais interessante <3 Eu nunca fui em um evento organizado pelas editoras, então sempre me ressinto quando vejo algum rolando em outro estado, convenhamos que aqui em Brasília não há absolutamente nada! Eu adoraria se pudesse ir, acho maravilhoso conhecer os autores nacionais de pertinho e até mesmo conhecer mais sobre suas obras.
    Beijo!
    http://leitoraencantada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Miriã,

      Começa a agitar as editoras pra fazer um evento aí, pq é a melhor coisa do mundo. E se elas não forem tenta criar o seu próprio e aí quem sabe eles olham mais pra Brasilia.

      Bjs

      Excluir
  2. Oi Thaty! Eu queria ter ido, mas foi num final de semana impossível! Fico feliz em saber que oe vento foi ótimo, pena que os preços estavam salgados heheheh E amei as fotos <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi,

      Que pena que você não pode ir, certeza que você também teria adorado. Infelizmente preços altos sempre são um problema nesse tipo de evento e uma dica que vou levar pra vida é sempre comprar o livro antes pra não ter que pagar uma fortuna.

      bjs

      Excluir
  3. Oi
    eu vi muitos falarem desse evento nas redes sociais, parece que foi incrível, onde da a oportunidade de conhecer autores e leitores. Tenho vontade de ir em um evento literário, mas no estado que moro essas coisas não acontecem.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Denise,

      que pena que não tem onde você mora, mas já pensou em fazer um você mesma, nem que no começo seja algo pequeno?

      abraços

      Excluir
  4. Oi Thaty!
    Que lindo esse evento!! Pelo jeito você se divertiu bastante!

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, me diverti muito e mal posso esperar pelo próximo XP

      Excluir
  5. Oi, Thaty!
    Muito bacana o evento! Que bom que curtiu! Pena os precinhos nada amigos, né?!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla,
      preço amigo em evento é uma coisa bem dificil de acontecer viu...

      bjs

      Excluir