Resenha | Mensageira da Sorte - Fernanda Nia

Ano: 2018
Páginas: 424
Editora: Plataforma 21
Comprar
Com certeza quem já viu algum trabalho da Fernanda pela internet, seja alguma ilustração ou algum quadrinho do Como eu realmente... sabe que ela tem um senso de humor maravilhoso e que sabe se conectar com os leitores como ninguém. Ano passado durante a bienal do livro ela lançou seu mais novo projeto, um romance YA onde a sorte é entregue por uma espécie de "correios" num Rio de Janeiro marcado por protestos violentos e tudo isso sem perder o humor.

O Rio de Janeiro se transformou num palco de constantes protestos desde que a AlCorp se instalou no estado e tomou conta de praticamente tudo e justamente durante um desses protestos que Sam acabou trabalhando para o destino como estagiária no Departamento de Correção de Sorte, uma organização extranatural criada para balancear o nível de azar das pessoas. 

Agora todo dia pela manhã Sam recebe um presságio de sorte e deve entregá-lo ao destinatário escolhido, que ao receber a sorte entra em transe e esquece da interação com o entregador. Um dos destinatários de Sam é Leandro seu novo vizinho, colega de classe e youtuber em acessão, que recebe um presságio sobre o tema de um vídeo, porém por algum motivo o menino não entra em trazer como os outros fazendo Sam se passar por louca.

Conforme vai tentando descobrir mais sobre ele, Sam descobre que Leandro é super engajado nos protestos contra a AlCorp, não ligando para as consequências ou riscos. Essa ligação com os protestos faz com que Sam reviva um trauma, tornando ainda mais difícil a tarefa de deixar Leandro longe do azar.

Por ser o primeiro romance que a Fernanda escreve só tenha que dizer que ela está de parabéns e que eu já tô aqui na espera dos próximos. Sério, conforme eu ia lendo minha admiração pela história só foi crescendo chegando ao ponto de eu terminar o livro em dois dias.

A escolha de fazer um livro com base em politica me surpreendeu muito, toda a história da AlCorp e sobre o evolvimento em esquemas de corrupção, os preços abusivos e a revolta da população me fez criar um paralelo com a situação atual do país e perceber  em como realmente estamos precisando de muita sorte para enfrentar cada dia.

Ler sobre o Departamento de Correção de Sorte (DCS), saber sobre as burocracias (afinal ele é um departamento público) e como a entrega das mensagens funcionam, me deixou pensando muito se isso realmente não existe e se já fui alvo de alguma mensagem, porque só isso pra explicar algumas coisas na minha vida hahhaha. Também fiquei muito curiosa sobre todas as outras repartições do destino, principalmente sobre o departamento das coincidências.

Sam como a mais nova estagiária desse lugar, sabe tanto quanto a gente sobre as regras do destino e foi maravilhoso ver ela descobrindo como tudo funcionava, pois sendo dona de um senso de humor FANTÁSTICO, ela te faz rir muito e ficar que nem o Capitão America só pegando as referências😄. Apesar das piadas Sam tem um relacionamento conturbado com sua mãe, por causa de coisas que aconteceram no passado e isso faz com que carrega uma culpa enorme dentro si.

Leandro tem um canal do youtube chamado "Garoto Sensato" e é ali que expões suas opiniões sobre o que está acontecendo no país e mesmo tendo visões diferentes de Sam sobre como levar a vida nessa época de protestos, o relacionamento dos dois fica cada vez mais próximo, fazendo com que a
chegada de Leandro na vida Sam e de seu jeito despreocupado, faça com que ela aprenda a superar a culpa e se aceitar mais, não importando seus defeitos e não existe meme melhor pra definir esse romance como o "se junta já causa, imagina juntos" XP

Por falar falar em memes tenho que falar mais uma vez do humor contido nesse livro. Sério gente, a Fernanda tem um timing pra humor que eu invejei, as piadas são perfeitas e vão desde as bobas até umas que você tem que pesquisar um pouquinho para entender, mas uma coisa é certa você vai chorar de rir nem que seja apenas uma vez durante a leitura.

Então se você está procurando um livro brasileiro que não perde em nada para os outros de fora, com uma bela critica politica, com romance, humor, fantasia e paçoca com certeza Mensageira da Sorte foi feito para você.

0 comentários:

Deixe seu comentário