Podcasts liteŕarios

É gente parece que o ano do podcast finalmente chegou. Em 2019 o Spotify resolveu investir pesado na divulgação desse formato e agora em 2020 parece que ele se consolidou de vez o que fez a minha lista saltar de 3 inscrições para 19!! Com isso finalmente consegui tirar esse post do papel e indicar pra vocês alguns Podcasts literários (em português e inglês) para gente se divertir e descobrir mais indicações (como se essa lista já não fosse grande o bastante ^^).


Esse foi um dos primeiro podcast BR sobre literatura que eu encontrei e logo foi a amor a primeira ouvida (essa palavra existe? ^^). Criado pelas booktubers Mayra Sigwalt do All about that book e pela Bruna Miranda do canal de mesmo nome, o podcast é basicamente aquela conversa gostosa sobre livros com os amigos regada a um bom vinho. Os temas discutidos são os mais variados, existem eps que falam sobre um livro específico, mercado editorial, tags ou simplesmente conversam sobre coisas que estão acontecendo no mundo literário. Então pode começar a ouvir que a diversão é garantida.

Esse é outro podcast criado por booktubers e aqui ouvimos Ariel Bissett e Raeleen Lemay comentando sobre os livros que estão lendo, terminaram de ler e compraram no período e também respondem emails de ouvintes pedindo recomendações de livros. O que eu mais gosto desse podcast é que grande parte dos livros mencionados são aqueles que não vemos muito na mídia, seja a história, o formato ou o tipo de personagem retratados, além de ser ótimo para ter uma ideia do que as pessoas em outros países estão lendo.


Apresentado por Anna Livi e Larissa Siriani, o quarta parede começou com um podcast onde em cada episódio era dedicado a um personagem da ficção e então era discutido suas motivações, virtudes, defeitos e o que mais pode-se descobrir dele além do que está no livro e é bem interessante como ese tipo de discussão te faz ver não apenas o personagem, mas toda a história em que ele está inserido com outros olhos. Porém com o passar do tempo elas começaram a falar de outras coisas como livros, séries, dramas coreanos, filmes, ou seja, tudo o que a gente gosta então o amor também só aumentou ^^

Vocês lembram da alegria que era ler um livro de Harry Potter pela primeira vez? Nesse podcast acompanhamos Mike nessa jornada que é descobrir o maravilhoso mundo de J.K Rowling. Cada episódio é apresentado por Mike e um convidado fã da saga e juntos eles comentam sobre os capítulos lidos com um humor bem sarcástico. É muito engraçado ver alguém lendo pela a primeira vez fazer teorias, rir de plots bizarros e chorar pela morte de personagens do mesmo que nós fizemos a muito tempo atrás, então se você assim como eu é fã de Harry Potter eu mais do que recomendo esse podcast.


Costumo dizer que esse podcast é tipo a TARDIS de Doctor Who, pois ele é maior por dentro, pera aí que eu já explico. O Curta Ficção tem como apresentadores Thiago Lee,  Jana P. Bianchi a Paola Siviero e apresenta discussões sobre literatura e dicas para escritores. Só na real ele possui mais dois podcasts dentro dele (entenderam a referencia a TARDIS? XP), o EntreFicções onde cada episódio ouvimos uma história de um autor diferente e depois uma entrevista com o mesmo e o Pavio Curto que é no famoso estilo conversa de bar onde junto com a página 7, tratam de todas as tretas que envolvem  o mundo da literatura ^^. Então te garanto que pelo de 1/3 desse podcast vocês vão gostar.

Descobri esse podcast por acaso quando estava procurando mais sobre a web série The Lizzie Bennet Diaries e mais uma vez me arrependi de ter postergado tanto para descobrir o mundo de Jane Austen. Com episódios curtos de 30 minutos, Jillian e Yolanda comentam sobre a série,  sobre o livro,  fazem entrevistas com o elenco e produtores (Incluindo o Hank Green) e falam muito sobre Jane Austen é claro. Depois que a série acabou elas também comentaram sobre Emma Approved (adaptação de Emma e que em breve receberá um post aqui também) e atualmente elas comentam sobre Sanditon a série baseada no romance inacabado de Austen.

Esse é pra quem curte os livros das Crônica de Gelo e Fogo. Comandado pela Carol Moreira, Mirian (Mikannn) Castro e Flávia Gazi, o Hodor Cavalo é um podcast quinzenal onde os livros são destrinchados como um prisioneiro da família Bolton e cada episódio é dedicado a um capítulo onde é feita uma discussão aprofundada sobre os personagens, simbolismos e a trama. Então se você tem vontade de ler a série mais se assusta com o tamanho de cada livro, fazer uma leitura acompanhada da escuta do podcast pode ser uma boa, não apenas para perder o medo, mas essa também é uma boa pra quem leu o livro a muito tempo e quer ter tudo fresco na mente para quando um dia o Martin anunciar que vai lançar o sexto livro ^^

No mesmo estilo do Pemberly Podcast (aliás foi lá que eu descobri esse podcast), o Into the Twilight é basicamente sobre amigos falando sobre um assunto que amam e que aqui é o mundo da saga Crepúsculo. Alexandria Taylor é uma fã hard enquanto Cody Corrall sabe umas coisas ali e aqui e juntos conversam sobre os livros, filmes, fazem quizzes, discutem filmes que foram feitos por atores que participaram dos filmes, enfim se tem crepúsculo no meio eles vão comentar. Esse podcast é uma ótima pedida pra todo que tá surtando com a contagem regressiva que foi iniciada no site da Stefanie Meyer (Até a postagem desse texto faltavam 3 dias, mas se você está lendo esse post e a contagem já terminou fale aí nos comentários se vc se decepciou ou não com a revelação)

Espero que tenham gostado das indicações e digam aí se já conheciam alguns desses podcasts.

3 comentários:

  1. Que interessante essa lista. Nunca escutei um podcast literário. Já vou conferir todos.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Thaty,
    Essa é uma coisa que nunca parei para escutar, exceto do que eu já participei. Uma vez fiz um podcast como convidada sobre novelas Tailandesas, foi muito interessante. Mas nunca parei para ouvir um podcast, me deixou curiosa ^^
    Bjos
    http://www.kelenvasconcelos.com.br/

    ResponderExcluir