Game | Ring Fit Adventure


Como vocês já sabem eu sou fã de carteirinha da Nintendo pelo fato deles fazerem jogos mais casuais e também por eles terem consoles baseados em movimentos, sendo eu extremamente viciada em Just Dance, Wii Sports e Fitness Boxing. Com a quarentena, senti que precisava de exercícios mais localizados e resolvi dar uma chance para o último lançamento da empresa. 


O Ring Fit Adventure tem a proposta de mostrar ao jogador que fazer exercícios físicos pode ser divertido, então no jogo você se junta a um anel de pilates mágico e tem como missão derrotar o dragão bodybuilding Dragaux e seus capangas que espalham má influencia. E para isso você precisa efetuar
exercícios específicos para atacar ou se defender dos monstros.


O jogo vem acompanhado de um anel de pilates (ring-con) e uma faixa que você prende na coxa, que é onde você acopla os controles do console para que o jogo registre os seus movimentos, com isso o Ring Fit não pode ser jogado na light do Switch. Não é possível comprar os itens separadamente, o jogo apenas é vendido em formato de kit (jogo + ring-con + leg strap), e por isso ele tem um preço bem caro principalmente se você for comprar em lojas brasileiras.

 

Quando peguei o anel de pilates pela primeira vez fiquei um pouco descrente se ele realmente iria aguentar muito tempo, pois pelos game plays que havia visto, os exercícios de braços requeriam muitos movimentos de apertar e puxar o "controle", mas conforme fui jogando fiquei surpresa com o quanto ele é resistente. Além disso o aparelho possui uma ótima precisão dos movimentos, que deixou surpresa, pois se você não fazer o movimento correto do exercício seu ataque ou defesa terá um menor desempenho. 

 

O Ring Fit foi feito para todos os tipos de pessoas e possui 5 modos jogo: Adventure, Quick Play, Custom, Multitask e Rhythm Game


  • Adventure:

Se você não sabe por onde começar ou tem zero experiência com exercício físicos eu recomendo começar por aqui. Esse é o modo principal do jogo, onde você tem que percorrer as diversas fases e lutar contra monstros até chegar no chefão, o dragão Dragaux. A história desse modo é bem legalzinha e lembra muito os RPGs, tanto no modo como os diálogos são apresentados, como quando você tem que fazer algumas side-quests no meio da quest principal.

 

São 23 mundos, com mais ou menos 9 fases cada e em cada uma você terá que transpor obstáculos e lutar com monstros para chegar a fase final. Para atacar ou se defender dos golpes, você tem que fazer algum tipo de exercício: pernas, braços, abdome e Yoga e existem monstros que são derrotados mais fácil com um tipo de exercício específico. Ao todo são 60 movimentos diferentes que são desbloqueados conforme se avança de fase. 


Aliás quando eu digo "que é preciso percorrer as fases" é no sentindo literal da coisa. Cada fase é um circuitos de corrida (e as vezes canoagem) diferente (contendo subidas, descida e obstáculos) e o controle que fica amarrado na sua coxa informa se você está correndo ou não, então se você ficar parado não vai avançar no jogo.

 

  • Quick Play:

Esse modo é pra você que quer algo rápido e que faça efeito. O quick play possui opções de exercícios individuais, focados em partes específicas do corpo (perna, ombro, peitoral, quadril, etc) que são divididos em atividade de repetição ou mini games.  

 

  • Custom: 

Aqui é possível criar o seu programa de exercícios, podendo mesclar entre as atividades do modo anterior. Ao meu ver essa opção é para aqueles que já possuem uma rotina de exercícios na academia e querem continuar agora que estão mais em casa.


  • Multitask:

Como o próprio nome diz, esse modo é para quando você quer se exercitar enquanto faz outra coisa (como assistir TV, usar o computador ou o celular). Basta conectar o controle no ring-con, ativar o modo "multitask" e pronto, o controle vai registrar quantas vezes você apertou ou esticou o ring-con e quando você acessar o jogo novamente esse número será convertido em um presente para o seu personagem usar no modo adventure. 

 

  • Rhythm Game:

Com certeza o modo que me deixou mais animada! Ele é como se fosse um Dance Dance Revolution,  (com o ring-con) de músicas de Super Mario Bros, Zelda BotW, Splatoon, Wii fit (saudades) e é claro do próprio jogo. 

 

 

Por possuir um vilão que representa a cultura tóxica das academias, onde se está mais preocupado em conseguir o corpo perfeito e esquecer da saúde, já dá pra reparar que o Ring Fit é um jogo que preza muito mais pela sua saúde e não em "quantos quilos você quer perder". Durante as sessões vários avisos sobre como  ter um bom condicionamento físico são apresentados, são mensagens sobre quais alimentos comer para manter seu corpo saudável, manter-se sempre hidratado, ouvir o seu corpo, não se esforçar além do que você aguenta e até quizzes são efetuados para saber se você prestou atenção qual músculo foi mais exercitado durante a sessão do dia. Antes e depois de cada modo o jogo pergunta como você se sente e se deseja subir de nível e não importando a sua resposta o jogo vai te apoiar nas suas decisões e te informar que o importante é você estar respeitando os seus limites.


Outro ponto é que o jogo te encoraja a fazer sessões curtas justamente para manter um nível de progresso saudável. Um dia comecei a jogar pensando que ia ficar uns 30 minutos jogando, porém em 15 minutos de jogo um pop-up apareceu na minha tela, informando que seria melhor parar para não me sobrecarregar e não sofrer com dores mais tarde. Apesar do aviso, mais uma vez o jogo enfatiza que fica a critério do jogador escolher baseado no conhecimento do seu corpo.

 

Depois de tudo isso, vem aquela pergunta: vale a pena? Olha pra mim super valeu a pena, pois eu não tinha experiência nenhuma em fazer exercícios desse jeito, e depois de algumas semanas eu já sentia a diferença na facilidade como eu fazia os movimentos e como os meus pontos de ataques melhoraram. Mas é preciso ter uma boa disciplina para jogar todos os dias e manter o corpo saudável para aguentar exercícios mais difíceis (yoga eu tô olhando pra você!!). Pra quem já tem uma rotina de treinos (seja em casa ou em academia) creio que o jogo agirá mais como um "personal trainer" pelo fato do sensor indicar o quão correto está o movimento e não ter tantos riscos de fazer algo que possa dar errado.

 

A história em formato de RPG, o novo meio de jogabilidade e o olhar mais saudável sobre o porque de praticar exercícios, fazem de Ring Fit Adventure é um ótimo jogo. Com um treinamento completo de exercícios ele é feito para aqueles que estão começando, para quem já possui prática ou para quem só quer se divertir e derrotar um grande dragão do mal.


 

6 comentários:

  1. Oi Thaty,

    O jogo parece ser bem divertido, ainda mais pelos exercícios.
    Eu não tenho nitendo, mas fiquei com vontade de ter só pelo jogo rs.


    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Parece ser divertido mas, confesso que não sou muito fã de jogar. Quando era mais nova jogava as vezes com os primos.
    Gostei de saber que você gosta.
    Beijos.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Thaty! Tudo bom?
    Eu fiquei muito interessada nesse esquema de jogo/exercícios físicos, tinha o kinect mas acabou ficando pra trás com a chegada do ps4. Infelizmente não tenho nintendo e o preço desse ring fit + switch é uma facadinha que não rola investir no momento :/ mas fica ai a vontade pro futuro!

    Beijos, Nizz.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oie, não sou muito ligada nas novidades da empresa, mas já vi que essa dica parece ótima.

    Bjs

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
  5. Oi Thaty,
    Eu tinha um Wii aqui em casa, mas como não jogava, acabei doando o aparelho... Não sou muito de jogos, confesso, então sou bem desligada no tema num geral!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Nossa Thaty!
    Voltei a fazer caminhadas ha duas semanas e preciso voltar aos exercicios
    pena que não tenho o Nintendo porque AMEI a ideia do jogo KKKKK
    eu fazia ginastica multifuncional no sesc justamente pra nao ter que ir na academia rsrsrsrsrs
    beikocas!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir